FALE CONOSCO

EQUIPE FORMANDO GOLEIROS
formandogoleiros@gmail.com

TWITTER:
www.twitter.com/formandogoleiro


sábado, 10 de abril de 2010

ENTREVISTA: Erick Lopes (goleiro do Palmeiras), um dos principais arqueiros da atualidade no Brasil

Seleção Paulista Sub 9 Campeão do II Brasileiro de Seleções. Erick apontado pela seta.
Zé Carlos (Diretor da FPFS), Erick (goleiro do Palmeiras), Dr. Ciro Fontão (Presidente da FPFS) e Roney (Diretor Kagiva)
O experiente goleiro do Palmeiras, Erick Lopes visitou a sede da FPFS e comentou sobre a sua renovação com o 'verdão', sobre a conquista do hexacampeonato da Seleção Paulista Sub-20, relembrou seu título com a seleção em 1984, ainda na categoria fraldinha, falou sobre o futuro, as competições de futsal e também sobre a nova bola Kagiva. "Me senti em casa, realmente, acho que os atletas deveriam se relacionar mais com nossa Federação pois nos dá orgulho de ver o que está sendo feito!!" "...mostrar para eles (filhos) que eu estou registrado no "Memorial" (da FPFS) é demais!!! " "A FPFS acertou em tudo se programando e colocando profissionais capacitados...Lucas do Corinthians e não fico surpreso com esse sucesso...Serginho preparador de goleiros é um dos melhores do país... " "...se a FPFS, Dr. Ciro não tivesse levantado essa bandeira (sonho olímpico), acredito que não estariamos nem sendo ouvidos " Anteontem (08/04/2010) você visitou a sede da FPFS, o que encontrou na entidade? Como foi a recepção na Federação? Erick - Há um bom tempo eu não visitava a FPFS e fiquei surpreso com a organização e modernização. A história do futsal paulista toda ela contada e detalhada através de livros, fotos na sala do "Memorial do Futsal" é maravilhosa, fiquei muito feliz mesmo! A recepção foi a melhor possível, todos muito atenciosos. O Dr. Ciro em especial e aos profissionais dos departamentos na FPFS. Me senti em casa, realmente, acho que os atletas deveriam se relacionar mais com nossa Federação pois nos dá orgulho de ver o que está sendo feito!! Você relembrou a conquista de 1984 ainda pela categoria sub-9 (antigo fraldinha), qual a sensação de reviver tudo aquilo novamente? É fantástico, tenho algumas imagens na memória, mas era muito novo e ao rever fotos, notícias, conversar com Dr. Ciro, Sr.Affonso, veio toda minha tragetória em poucos minutos e me fez sentir orgulho de fazer parte da história vitoriosa da nossa federação. Saber que daqui uns anos será possivel eu levar meus filhos (quem sabe também joguem futsal) e mostrar para eles que eu estou registrado no "Memorial" é demais .... Comente sobre a conquista da Seleção Paulista Sub-20 no último Brasileiro, são ao todo seis títulos na categoria sub-20 e neste caso, pela primeira vez decidido nos penaltis, onde envolve muito a atuação do goleiro. Acho que nada acontece por acaso e as conquistas são frutos de seriedade e bom trabalho. A FPFS acertou em tudo se programando e colocando profissionais capacitados e sérios que realmente vestem a camisa do nosso estado. Uma comissão excelente, tive oportunidade de trabalhar com o Lucas no Corinthians e não fico surpreso com esse sucesso! Quanto aos goleiros e os penaltis não acredito em sorte e sim como disse em trabalho, o Serginho preparador de goleiros é um dos melhores do país e com certeza trabalhou muito essa situação com os meninos, vencemos o último mundial nos penaltis e mostramos que o goleiro brasileiro está preparado para superar o lado emocional e está muito bem tecnicamente. Você também acabou de mencionar outro título, o Mundial 2008, conquistado nos penaltis, comente sobre os dois atuais donos da camisa da Seleção Brasileira: Tiago e Franklin, que também são jogadores paulistas. (Risos!) Sou suspeito em falar deles. Franklin, eu passei meus últimos anos de sub-20 convivendo com ele e aprendendo, eu subia para treinar com o adulto e ficava atento aos conselhos e dicas que ele passava. Um profissional exemplar que depois de tantas conquistas deixou a vaidade de lado em prol do seu país, apoiou o Tiago que estava em grande fase no momento do mundial e teve sua recompensa sendo fundamental na final. Tiago é a prova de que com trabalho, dedicação e profissionalismo pode se alcançar o sonho. Os meninos mais novos tem que se espelhar muito nele, boa pessoa, batalhador e tem muito ainda para nos dar na seleção. Um goleiro moderno e com uma qualidade impressionante, estamos tranquilos com essa posição para os próximos compromissos por um bom tempo!! Existem muitos bons goleiros que o estado promove, aliás o Brasil tem grandes goleiros, para exemplificar gostaria que você comentasse sobre 3 goleiros distintos: Vitor Hugo (Assis) que está no seu primeiro ano do profissional, Higor (Shriker Osaka), que foi o goleiro menos vazado da F. League no Japão e Santiago (sub-11) do Santos F.C. que sonha em chegar a seleção brasileira. Vitor Hugo eu conheci quando estava no Banespa em 2006, ele era o goleiro do sub-20 e já chamava a atenção pela sua coragem, determinação e compromisso com o trabalho. É um goleiro jovem com muito talento e que precisa se aprimorar cada vez mais e trabalhando forte logo estará em uma grande equipe. Menino humilde que sempre que é possivel nos falamos. O Higor, sem palavras!!! no meu retorno ao Brasil eu fiquei um mês trabalhando com ele no São Caetano para manter a forma e além de ser um dos melhores goleiros paulista na atualidade, fazendo enorme sucesso no Japão, mostrou ser uma pessoa fenomenal, me acolhendo e ajudando no trabalho. Muitos nesse caso iriam se sentir ameaçados e fariam o contrário. Quanto ao Santiago, não tive oportunidade de vê-lo jogar , tenho ele na minha página de relacionamento como um fã e tenho certeza que se ele tiver disciplina, boas influências e o apoio dos pais que é fundamental mantendo os estudos e colocando ele no caminho correto, será um grande nome do futsal, realmente torço para que eu me torne no futuro um fã dele...hehe Você recentemente renovou com o Palmeiras/Jundiaí, time que defendeu ano passado. Como foram as tratativas? Até quando você permanece no verdão? Como está o projeto do futsal palmeirense, comente sobre os apoios que o time recebe. E faça a revelação: Você é torcedor do Palmeiras ? é o seu time do coração? Após o término da temporada 2009 não cheguei a um acordo financeiro com a diretoria, mas como sempre tivemos ao longo do ano um bom relacionamento, vinhamos conversando e sentia da parte deles a real vontade de que eu estive em 2010 e foram várias reuniões até que antes do inicio do Metropolitano chegamos a um acordo e estou muito feliz em retornar para a equipe. Contei com o apoio dos jogadores comissão e diretoria que agradeço os esforços feitos por mim e quero correponder isso em quadra. Meu acordo com o Palmeiras vai até o final do Metropolitano, mas torço para permanecer e ajudar a equipe nesse super Paulistão que está por vir e promete ser o melhor dos últimos tempos. O projeto do Palmeiras é audacioso e está sendo feito com muito profissionalismo e pé no chão. Tem pessoal competente tanto no Palmeiras, como em Jundiaí que pensam grande e com certeza o "Verdão" estará onde merece, estruturado, forte, com grandes jogadores, participando da Liga Futsal e com patrocinios e parceiros que acreditam em nosso esporte que provou dar retorno. Sou palmeirense desde criança, um tio meu me comprava roupas, me levava nos jogos. Mas nunca escondi meu carinho pelo Corinthians pois vive dez anos dentro do Parque São Jorge. Estou realizando o sonho de mesmo que sendo no futsal ser o goleiro do Palmeiras, já poderia encerrar a carreira...(risos) Você tem um parceiro antigo (POKER), que sempre esteve ao seu lado, comente sobre a sua parceria e aproveitando fale sobre a nova marca de bola KAGIVA. Como foi seu contato com um dos principais diretores da empresa (Roney) em sua visita na sede da FPFS, quais suas expectativas para o futuro desta marca no salonismo paulista?
Estou com a Poker desde 2006 quando joguei a Liga Futsal pelo Cortiana e fui aparesentado à marca. Já tive outros patrocínios e o que diferencia a Poker além do material ser de altissima qualidade, prova isso hoje os principais goleiros de campo estão usando é a relação que temos com o pessoal da empresa, me sinto em casa e com amizade. A compreensão das necessidades dos atletas, as melhorias, isso tudo faz com que eles cresçam e melhorem cada vez mais seu material e conquistem o mercado como vem fazendo. Se eles não cansarem de mim pretendo continuar por muitos anos essa parceria. Visite: ( www.youtube.com/luvaspoker ) Quanto a Kagiva, tem sido uma enorme surpresa, no começo, como é normal, sempre tem a desconfiança se realmente tem qualidade naquilo que está vindo para gente, ainda mais se tratando de bola, pois nós goleiros, sofremos com as evoluções. Mas a surpresa é ótima, a bola não deixa a desejar para nenhuma outra no mercado, nos treinamentos e jogos tem correspondido muito bem. Tive a oportunidade de conhecer o Roney ( gente finíssima como dizemos na giria dos boleiros) e conversamos a respeito de tudo um pouco. Me chamou atenção é que mesmo com o sucesso que vem aparecendo ele não está satisfeito e vejo a preocupação de melhorar cada vez mais o material para nos dar condições de cada vez mais melhorar a nossa perfomance. Com esse pensamento e o apoio da FPFS, a kagiva veio pra ficar e virar referência em pouco tempo em nosso esporte Falando em competições, você tomou conhecimento do tipo de "Paulistão" que a FPFS pretende fazer em 2010. Com mais transmissões de TV (ESPN Brasil), com todos os clubes garantidos na transmissão ao vivo, além de vários reprises, duas bolas novas da Kagiva para cada jogo durante a competição, contemplando os clubes ao final da partida e todo o planejamento de marketing. Qual a sua análise do momento do salonismo paulista e as suas expectativas? Isso é fundamental e mostra que algo está sendo feito em prol do futsal paulista, as equipes sabendo desse respaldo que a FPFS está dando com transmissões, bolas , calendário correto fica mais fácil para conseguir parceiros e ter credibilidade de que o produto e a competição é vantajosa!! Tenho certeza que será um sucesso com grande jogos, atletas, torcida. Sinceramente estamos anciosos com a chegada do Paulistão 2010. A expectativa é grande e vejo isso também com os demais companheiro do Palmeiras e outras equipes. A FPFS conduz desde 2003 uma campanha "Futsal! Um Sonho Olímpico" para divulgar a mensagem do futsal em todos os países. Foi criado até uma Comissão Futsal Olímpico com bastante representatividade. Faça uma análise do projeto: Sinceramente eu não tinha conhecimento do que era feito realmente e achava que não era necessário, perca de tempo,etc... Mas sabendo realmente as conquistas desses anos todos, as melhorias que estão acontecendo e o que ainda está por vir, mudei completamente de opinião e quero dar minha humilde contribuição no que for possível. As pessoas estão trabalhando para o futuro, ao invês de pensar no que pode trazer de beneficio agora para quem está no comando e isso é o ponto da questão que muitos não enxergam. Se hoje estamos conseguindo ter respostas das autoridades, se a FPFS, Dr. Ciro não tivesse levantado essa bandeira, acredito que não estariamos nem sendo ouvidos.
Entrevista dada ao Assessor de imprensa da Federação Paulista de Futebol de Salão Marcos Diniz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário