FALE CONOSCO

EQUIPE FORMANDO GOLEIROS
formandogoleiros@gmail.com

TWITTER:
www.twitter.com/formandogoleiro


quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Luvas: Usar ou não usar? Quais tipos de luvas são mais apropriadas? E por quê?

Caros internautas, queremos aqui deixar um artigo referente ao uso de luvas de goleiros. Este artigo foi pesquisado, comprovado e analisado minunciosamente pela Equipe do Formando Goleiros, cujo líder das pesquisas foi o Professor e Treinador de Goleiros, Sr. Adriel Nunes. Em virtude de algumas questões e perguntas enviadas para nosso email, queremos esclarecer alguns pontos referentes ao uso de luvas, o que ela pode interferir, quais as mais utilizadas, por que são as mais utilizadas, se é bom ou não utilizá-las, enfim todos os pontos necessários para entendimento de tal assunto. Diferente do futebol, grande parte dos goleiros praticantes do futsal, optam pelo não uso de luvas, ou utilizam as famosas sem dedo (feitas especificamente para o futsal), que tem maior proteção para as palmas deixando expostos os dedos e suas articulações. Mas com a evolução do esporte,o nível de jogo aumentou,obrigando as empresas a também optarem por colocar maior qualidade nos produtos de proteção e de auxilio para o jogo (ex: tênis, caneleira, calças, luvas), trazendo assim uma grande quantidade e qualidade de opções para o praticante goleiro. O goleiro de futsal busca grande comodidade, liberdade de movimento e concentração na hora da prática, e para isso tem a preferência da não utilização das luvas, diminuindo assim algo a mais que tenha que se preocupar durante o jogo. A justificativa dos atletas e treinadores, e que em sua grande maioria, a utilização das luvas atrapalha na reposição da bola interferindo assim na dinâmica do jogo. Visando a evolução do esporte, e de nossa posição, apresento a seguir qual o melhor produto para a prática do goleiro de futsal, buscando sempre a comodidade, melhor nível de concentração, proteção e principalmente visando a grande performance, não tendo o goleiro que mudar seu jogo para que se adeque a luva, mais sim que a luva se ajuste ao estilo, proporcionando ao goleiro/atleta sua máxima dedicação e rendimento. Tipos de palmas indicadas para o Futsal Palma Soft - São as palmas macias, com o máximo de agarre, buscando passar o máximo de segurança aos goleiros, no âmbito da firmeza de defesa. Esse tipo de palma é o que apresenta a maior variedade de modelos,da mesma forma possui diferentes níveis de percentual de latex natural,devem ser constantemente umedecidas durante a partida para aumentar o agarre, e também para aumentar a durabilidade. Palma Training - Palmas duras,normalmente compostas de látex sintético mesclados com um pouco de látex natural. Visam a durabilidade, pois como o nome diz, são voltadas para os treinamentos; também podem ser usados em jogos, em quadra com pouca qualidade de piso, a pegada destes modelos é baixa. Palma Rugada - Este modelo também são compostos por látex sintético, visando mais durabilidade de agarre; também mais voltada para o treinamento Palma 100% latex - Palmas que proporcionam o máximo de agarre, extremamente macia e aderente, as palmas de latex natural proporcionam também grande durabilidade da palma, facilitando em bolas de reposição, proporcionando a mesma dinâmica de jogo. Dorso Os dorsos das luvas variam, geralmente na composição do material, podendo ser de latex ou de PVC. Existem modelos que tem a costura curvada no formato das mãos fechadas, este formato de luva deixa a mão preparada para a pegada. Tipos de Corte Existe grandes variedades de cortes de luvas, cada qual adequada ao momento e espaço para a prática do futsal. Os tipos de corte são: flat ou plano, rollfinger e corte negativo, sendo este último o mais indicado para o futsal. Da mesma forma que as luvas de lã, esse corte tem costura interna, permitindo ao goleiro ter uma grande sensação de contato com a bola. É mais indicado àqueles goleiros que preferem sentir mais a mão tocando na bola, facilitando nas reposições manuais. O importante é que o goleiro se sinta a vontade, que não atrapalhe sua técnica e que ela mantenha a dinâmica do jogo, quanto ao uso livre ou não das luvas. ESPERAMOS ESCLARECER E AJUDAR TODOS PRATICANTES GOLEIROS DE FUTSAL, BOM JOGO A TODOS! Texto escrito, pesquisado e comprovado por Adriel Nunes (Treinador de Goleiros e Goleiras) Comente este artigo: deixe um comentário ou envie-nos por email no endereço: formandogoleiros@gmail.com ou serrrginho18@hotmail.com
EQUIPE FORMANDO GOLEIROS

39 comentários:

  1. Achei muito bacana a reportagem de luvas. Teria como vocês indicarem a marca? Por exemplo, atualmente eu tenho usado a da Penalty, Max Huracán, de dedo inteiro. Ela é excelente, mas a durabilidade não é boa. Pegando o exemplo dessa luva, existe ela no modelo training?
    obrigada...

    ResponderExcluir
  2. Ola Angela,obrigado por acessar nossa pagina,com relação a sua questão a luva da penalty Max Huracán e realmente ótima e tem boa durabilidade,mas é indicado que voçe a utilize nos
    jogos,se usar em jogos e treino ela perdera a qualidade .Como a penalty nao trabalha com o modelo training é indicado a luva sniper ,pois o revestimento da palma e feito com latex e espuma tendo assim maior durabilidade durante os treinos,lembrando que este modelo citado possuiu costuras anatômicas assim como a que voçe utiliza,facilitando sua adaptação ao produto ,e tambem lhe dando a liberdade de utilizar uma luva no treino e outra no jogo

    ResponderExcluir
  3. Oi Adriel, obrigada pela resposta. Só uma última dúvida. Esse modelo sniper que vc me indicou, é da penalty, certo? Mas não é um modelo para campo? ou isso é indiferente?

    ResponderExcluir
  4. pessoal eu sou goleiro de futsal a 3 meses e de campo 3 anos quando fui para o futsal comecei a agarrar com luvas de campo adidas ss
    depois fui para a famosa luva com cortes no dedo agarrei tão mau que quase me tiraram da vaga de tiluar mais aivoutei a jogar com mas vc pode me dizer se foi a luva que fez eu agarrar mau ou era uma ma fase

    ResponderExcluir
  5. Caro amigo Igor,o uso de uma luva na qual o atleta não esta acostumado,automaticamente tira a atenção e percepção do goleiro no jogo,o fazendo prestar atenção na luva,consequentimente esquecendo do jogo.

    Resumindo não foi a luva,foi a sua atenção elevada para com ela,que fez voçe falhar .

    Adriel nunes

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bem ? Meu nome é Renan sou goleiro do sub9 e gosto muito de jogar com luvas, uso as luvas da NIKE com dedo tem alguma diferença das outras ou vc poderia me indicar uma melhor para eu usar a minha gasta muito não chega a durar 2meses e ai fura o dedo....

    ResponderExcluir
  7. Luva NIKE é uma porcaria, recomento Penalty Sniper que o Rogério usa.
    comprei uma da nike dao durou nada ficou sem grip e furou o dedo não recomendo nunca !!!

    ResponderExcluir
  8. Salve! Sou goleiro de Futsal e sempre agarrei sem luvas,só tenho o costume de usar faixas nos pulsos para sentir mais firmeza e segurança. Usei luvas sem dedo nos 2últimos fins de semana e não gostei, pois fui mal nas reposições e levei gols q não costumo levar,já em outra oportunidade optei por esparadrapos nos dedos e agarrei mto bem. O que vcs acham?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce tem que face o que voce pega melhor isso que importa

      Excluir
  9. Olá Thiago, muito prazer em falar e o nosso muito obrigado por participar de nosso blog. Primeiro, o importante é saber de como voc~e se sente bem, seja com ou sem luva, com ou sem esparadrapos. Se a sua atuação é melhor com esparadrapos, continue faça, não temos nada comprovando que isso atrapalhe do forma direta. A nossa dica é de que você não prenda muito forte os esparadrapos nos dedos para não prender a circulação sanguinea. Um abraço e até mais.

    Equipe Formando Goleiros

    ResponderExcluir
  10. Olha meu nome é gabryel
    e eu comecei no futsal usando luvas com dedos
    mais tarde optei por luvas sem dedos e atualmente
    nao uso nenhum tipo de luva
    ah minha pergunta é
    o uso da luva,esparadra resulta em alguma vantagem para o
    goleiro fora a proteção.

    ResponderExcluir
  11. olá meu nome é dalton!!
    Eu tenho uma duvida. quero comprar uma luva, jogo futsal mas quero uma luva que amorteça mais que s luvas de futsal ai estou pensando se compro uma luva de campo. a minha pergunta é, tem algum problema usar luva de campo no futsal??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nao nao tem diferensa so que a bola escorega muito passa ou areia ou na grama ai fica boa

      Excluir
  12. Olá Dalton como vai? Primeiro obrigado por mandar sua pergunta para nós. Dalton luvas de amortecimento tem de diversas marcas, o conforto somente mesmo você para dizer. Quanto a utilização de luvas de campo no Futsal acreditamos não ter problema algum, pode ser que ela interfira sim na qualidade de um lançamento, mas com treinamentos práticos isso pode mudar. Um abraço

    ResponderExcluir
  13. dou opção denão usar luvas assim agente consegue sentir mais a bola e fazer boa reposição

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim e tambem nao depende do golero se ele gosta de usar luva e nao

      Excluir
  14. concordo em nao usar luvas..

    ResponderExcluir
  15. n uso luvas mas o problema é a torção do pulço com os chutes pela lateral q acabam em gol a luva ajudaria nisso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ta um esparadrapo no pulso pelo menos o pulso fica firme dai...

      Excluir
  16. eu posso usar luva de campo em futsal

    ResponderExcluir
  17. eu posso usar luva de campo no futsal

    ResponderExcluir
  18. oi sou Miguel de PORTUGAL

    ResponderExcluir
  19. Mas pra jogar futsal , só pode ser aquelas luvas que tem Furos no dedo ?, porq o meu professor me disse que se jogar com luva de campo em quadra a bola escorrega da mão !

    ResponderExcluir
  20. Sou goleiro de futsal a bastante tempo. Joguei sem luvas um bom tempo para facilitar a reposição. Comecei a usar luvas, me deu mais segurança, porém a reposição quase anulou. Passei a usar luvas sem dedos, mas mesmo assim a reposição da bola fica prejudicada. Acreditem, estou usando uma única luva na mão esquerda e faço a reposição com a mão direita (sem luvas), melhorei muiiiito.

    ResponderExcluir
  21. Oi sou Reinan do Paraná,jogo futsal a 4 anos e recomendo a todos as luvas da poker pois possuem grande durabilidade,conforto e agarre excelente

    ResponderExcluir
  22. uso numero 9, comprei uma numero 10 um pouco grande nos deos mas pouca coisa isso é ruim

    ResponderExcluir
  23. uso numero 9 mas comprei uma numero 10 ficou um pouco mas poica coisa maior no comprimento dos deos coisa de uns2 cm, isso é ruim

    ResponderExcluir
  24. Olá pessoal, gostaria de saber qual luva melhor para treino, pois estou usando uma a uma semana e apesar de ser muito confortavel ela não está resistindo aos treinos. Desde já agradecido. #SergipeNoComando.

    ResponderExcluir
  25. ai galera onde acho essas luvas Ergonomic Absolutgrip com o sistema Absorbframe, com proteção nos dedos? ou qual outra marca que seja ótima para proteger os dedos?

    ResponderExcluir
  26. eu jogo desde de pequeno,quando menor usava tds os materiais ,hj em dia prefiro jagar de short e sem cotoveleiras ,apenas a caneleira que eh obrigatoria e a joelheira ,pois eh o unico eficiente ,mas enfim ,queria entender o pq dessa minha mudança repentina ,as vezes me sentia mais pesado com o material ,mas n sei se foi pela epoca q estava acima do peso ou se pesa menos
    obgg, abraços
    maike

    ResponderExcluir
  27. Eu uso uma luva de treino de uma marca brasileira, é baratinha e muito boa, segue o link: http://gutss.com.br/index.php/luva-de-campo-adulto-spoart-175.html

    ResponderExcluir
  28. Olá pessoal, no meu caso, tanto no campo, sintético ou futsal uso luvas para campo, no futsal comecei a usar faz pouco tempo, até então jogava sem luvas, foi aí que eu resolvi experimentar a luva de campo no futsal, eu gostei demais, me senti mais confiante e não sentí nenhuma diferença em relação a reposição.
    Uso luvas da penalty BR70 Delta, acho super boas elas

    ResponderExcluir
  29. Opa eu queria saber se Society o goleiro usa calça ou não???

    ResponderExcluir
  30. Comprei uma luva da poker so qe cm as bolas socyte ela escorrega muito qe tipo de luva tenho qe usar ?? Para qe a bola nao escorregue

    ResponderExcluir
  31. Comprei uma luva da poker so qe está escorregando muito a bola de socyte, teria uma luva mais ideia para jogar socyte ?

    ResponderExcluir
  32. Argel, boa tarde. Muito bacana suas indicações. Como datou um bom tempo sem jogar, me diga para um terreno de terra ou sintético, qual a melhor luva. Sei que pra esse tipo de terrenos, a melhor e a training. Agora o resto ficará ao seu critério. Obrigado. Abraço

    ResponderExcluir