É sabido e visto que o Futsal moderno é tido como um esporte coletivo, exigindo assim uma série de quesitos físicos, técnicos e táticos para enfrentarem qualquer tipo de situações durante uma partida, em relação aos jogadores.
Existe uma posição que requer além de todas as condições citadas anteriormente, há também os quesitos psicológicos e específicos, devido a sua função dentro da equipe e do campo de jogo, esta posição é a do goleiro, que é a última barreira para evitar os tentos dos adversários em sua meta. E para que o goleiro possua esta boa forma, a de evitar a transposição da bola em sua goleira, é necessário que este esteja totalmente preparado para tal, e essa preparação é adquirida com trabalhos constantes e árduos executados não somente pelo goleiro, mas principalmente pelo treinador de goleiros, este é responsável pela melhor forma e desempenho do goleiro, que aplicará exercícios específicos elaborados para obter os resultados esperados.
Cabe somente ao treinador de goleiros esta função de preparar, auxiliar e corrigir possíveis defeitos ou falhas desenvolvidas durante os jogos e que deverão por obrigatoriedade serem corrigidos nos treinamentos específicos.
A importância deste profissional nas equipes de futsal vem crescendo a cada instante, seja em equipes principais ou até mesmo nas categorias de base. Como já foi dito anteriormente, é ele quem vai detectar e corrigir as falhas desenvolvidas durante os treinamentos específicos.
Lembrando que cada fase de preparação deve ser vista e encaradas de acordo com a idade, crescimento e desenvolvimento da criança, este é o lema do Formando Goleiros.
A preparação específica dos goleiros se dá nas partes físicas (agilidade, velocidade, coordenação, resistência, força, equilíbrio, flexibilidade), técnicas (empunhadura ou pegada, posicionamento, postura, quedas, defesas com membros inferiores, saídas de gol, lançamentos com os membros inferiores e superiores, domínio, antecipação, passes, chutes) e por fim táticos (estes serão trabalhados em conjunto com o treinador).
Portanto, concluimos que para que seja desenvolvido um bom trabalho, que se obtenha êxitos e resultados positivos, é necessário e de fundamental importância a presença do treinador de goleiros, uma vez que existe um série de aspectos envolvidos no trabalho específico de goleiros, é de suma importância que este profissional seja altamente capacitado, e com conhecimentos científicos e práticos que irão servir de alicerce para o trabalho.
Podemos citar como conhecimentos necessários para se desmpenhar um bom trabalho os conhecimentos de metodologia científica, psicologia esportiva, biomecânica do movimento humano, anatomia do aparelho locomotor, musculação, crescimento e desenvolvimento humano, cinesiologia, dentre outros, e principalmente os fundamentos físicos-técnicos-táticos do futsal.
Cabe dizer que as atribuições dos treinadores de goleiros vão além de chutar bolas ao gol, ele será o responsável pela performance do goleiro nos jogos.
Criado por Sérgio Santana e Adriel Nunes.
É com grande prestígio que venho confirma o sucesso do seu blog; sempre atualizado com dados importantes sobre a carreira dos atletas e da equipe de treinadores e profissionais da área do esporte.
ResponderExcluirFica aqui minha admiração pelo seu profissionalismo e as valiosas informações fornecida para o desenvolvimento de todos os que blogan.
Abraços,
Desejo a todos um Feliz 2010!
Erika Rodrigues.
Olá Erika, nós que agradecemos por escolher o nosso blog, e por apoiar nosssa iniciativa.
ResponderExcluirUm FELIZ 2010 para você e toda sua família.
EU SOU GOLEIRO QUERO MAIS DICAS
ResponderExcluirPARABENS UM BLOG QUE TEM AUXILIADO E MUITO MAIS QUE ISSO TEM TORNARDO SONHOS EM REALIDADES.
ResponderExcluirvai toma no cu
Excluir