FALE CONOSCO

EQUIPE FORMANDO GOLEIROS
formandogoleiros@gmail.com

TWITTER:
www.twitter.com/formandogoleiro


domingo, 12 de setembro de 2010

FIFA faz mudanças nas regras do Futsal

As regras oficiais do futsal foram revisadas, causando mudanças importantes na maneira como o esporte será praticado a partir de agora. As três modificações afetam a Regra 7 (duração do jogo), a Regra 12 (faltas e infrações) e a Regra 16 (arremesso de meta).
Pelas alterações na Regra 7, um período de jogo só será encerrado após um chute a gol atingir o seu destino ou após uma cobrança de penalidade máxima, de tiro livre sem barreira ou de tiro livre direto. O final será assinalado pelo apito do árbitro, assim como ocorre no futebol de areia.
Nas Regras 12 e 16, as alterações afetam a atuação dos goleiros. Agora será marcado tiro livre indireto se, depois de controlar a bola, o goleiro voltar a tocar nela na sua metade da quadra após um passe intencional de um companheiro de equipe sem que nenhum jogador adversário tenha tocado nela. A falta será cobrada do local onde a infração tiver ocorrido.
Anteriormente, o goleiro podia jogar em uma posição avançada e tocar novamente na bola após ela cruzar a linha central. Isso não é mais possível — agora o goleiro só poderá controlar a bola uma vez na sua própria metade da quadra, por um período de no máximo quatro segundos, e só poderá voltar a tocar na bola após um adversário também ter tocado nela.
Isso é fundamental para evitar táticas defensivas por meio das quais o "quinto jogador" (ou seja, o goleiro) ficava constantemente tocando a bola na sua própria metade da quadra. Agora, se uma equipe quiser jogar com um goleiro avançado para evitar perder uma partida, o goleiro precisará ultrapassar a linha central.
Informações: www.fifa.com.

10 comentários:

  1. Olá pessoal!

    Quando entrará em vigor essa regra?

    Grande abraço

    Robson NUnes

    ResponderExcluir
  2. Olá Robson, prazer em falar.
    A regra já está valendo para competições internacionais, e entrará em vigor aqui no Brasil a partir do ano que vem ok?
    grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. eai...
    estou com uma duvida, se por exemplo alguem chutar bola a gol na quadra, e essa bola sair o goleiro pode fazer o gol logo na reposição de bola...?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno sim, é possível que faça o gol de tiro de meta, desde que toque em qualquer jogador em quadra, inclusive no goleiro.

      Excluir
  4. eai estou c uma duvida...
    se alguem chutar bola a gol na quadra, e a bola for pra fora, o goleiro pode fazer o gol logo na reposição de jogo....?

    ResponderExcluir
  5. quais são as regras do goleiro para futsal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode acessar as regras pelo site mencionado na notícia acima.

      Excluir
  6. Gostaria de saber qual e a idade máxima para fazer teste para goleiro ?

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber qual e a idade máxima para fazer teste para goleiro ?

    ResponderExcluir