FALE CONOSCO

EQUIPE FORMANDO GOLEIROS
formandogoleiros@gmail.com

TWITTER:
www.twitter.com/formandogoleiro


quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Goleiros dão dicas de como defender tiro livre da marca dos dez metros

O árbitro avisa: "goleiro quinta falta coletiva". Para muitos é algo desesperador e muitas vezes causa uma instabilidade emocional na equipe, para outros nada demais, apenas mais uma falta normal de jogo.
É assim que procede um partida de Futsal em sua totalidade. A regra é clara, após a quinta falta coletiva, a próxima será batida na marca de dez metros e sem barreira.
Para os deseperados algo que não tem jeito, vai tomar o gol. Mas para aqueles que mantém a calma, é sim uma falta, porém que pode decidir um jogo.
E para ajudar vocês arqueiros, buscamos informações de alguns goleiros, e com exclusividade, nossos mestres do gol dão aqui algumas dicas. Acompanhem:
Veja o que o goleirão Vitor Hugo (foto) da AD Wimpro/ E. Guarulhos nos disse:
"Normalmente fico no centro da área, um pouco atrás do limite dos cinco metros, e quando acontece a aproximação do batedor em relação a bola, eu adianto até o limite máximo e tento fechar o maior ângulo possível.
Mas o bom é conhecer o adversário, fica um pouco melhor. Tenho um pouco mais de chances, porque me posiciono de acordo com o que estudamos e colhemos de informações sobre ele, então se ele for um batedor de chute forte eu me adianto até o limite dos cinco metros, caso o batedor bata um pouco mais colocado, fico um pouco mais dentro do gol" informou o arqueiro.
Para o goleiro Erick do São João/ Palmeiras/ Cimentolit, também vale a pena conhecer o batedor.
"Primeiro procuro saber quem vai bater, saber das características através de jogos anteriores, vídeos, se vem chute forte ou não, se é destro ou canhoto.
Procuro entender o tempo do jogo, se é no começo ou no fim, para analisar o desgaste do batedor.
Vejo também a pressão que ele sofre quanto ao resultado do jogo, se ele está perdendo e se está calmo, ou ao contrário.
Se eu for esperar o batedor e ficar dentro do gol, dou um passo pra frente e fico aguardando a chegada na bola para definir o lance, lembrando que não dou esse passo quando ele tiver próximo a bola, e sim antes que isso aconteça.
Mas o importante mesmo é conhecer o batedor e estar muito concetrado no momento, acredito que isso sim fará a diferença" disse o guarda-metas do Verdão.
Aguardem mais dicas, estamos buscando novos jeitos e maneiras de se sair bem desse impasse.
Essa é mais uma de muitas coisas que nós do Formando Goleiros, fazemos para o crescimento e evolução da posição.

4 comentários:

  1. defender um pênalti fique um pouco atrás da linha do gol e tenha muito reflexo pulem aonde a bola ir muito reflexo muito mesmo!

    ResponderExcluir
  2. sou goleiro do meu bairro eu semre fico na linha do gol só saio se o jogador vier sozinho sem marcação ou quando ele vem passando por todos os zagueiros

    ResponderExcluir
  3. sou goleiro de futsal,para defender um tiro livre:quando o juiz autoriza a batida corro a ate a area permitida e volto uns 2 metros,assim o jogador tera dificultade de chutar..fique sempre focado na bola,pois presisade muita concentraçao..vlw

    ResponderExcluir
  4. sol goleiro de futsal pra pegar penalti olho o pe de apoio e os olhos e pulho

    ResponderExcluir