FALE CONOSCO

EQUIPE FORMANDO GOLEIROS
formandogoleiros@gmail.com

TWITTER:
www.twitter.com/formandogoleiro


segunda-feira, 21 de junho de 2010

BATE BOLA: goleiro Erick Tanque do Sub 20 do São Caetano/Corinthians/Unip. Destaca Higor como o melhor goleiro que já viu jogar

Erick Monteiro de Carvalho, esse é nome de um dos melhores goleiros de São Paulo da Categoria Sub 20, e uma grande promessa para o futsal moderno no futuro. Ele já conquistou desde títulos das Categorias Menores até Competições de Nível Nacional, Taça Brasil e Brasileiro de Seleções. Hoje é semifinalista do Metropolitano Série A1. Exemplo de dedicação, persistência e trabalho o goleiro é espelho para muitos arqueiros jovens, e a equipe do Formando Goleiros teve e tem o privilégio de trabalhar com um arqueiro assim. Além de tudo uma pessoa com um cárater formidável e amigo de todos. Confira o bate bola exclusivo e especial com este excepcional guarda-metas.
Formando Goleiros: quando, onde e como você começou a jogar futsal?
Erick Tanque - Comecei a jogar futsal com 5 anos de idade, isso em 1995, na escolinha do Prof° Iran que foi o grande propulsor da minha carreira. Eu comecei a jogar porque eu era hiper ativo e não ficava quieto, então meus pais precisavam arrumar um jeito que eu ficasse o dia todo me movimentando para que a noite eu chegasse apenas para dormir (risos). Como a maioria dos goleiros eu comecei na linha e no ano seguinte fui disputar a final de um campeonato do bairro e nosso goleiro tinha se machucado, assim eles escolheram um pra ir e foi eu. Ai fui bem na final e defendi 2 pênaltis levando nossa equipe ao título, e assim continuei no gol passando por equipes que disputaram os campeonatos da Federação Paulista como: Democrático do Ipiranga (1997), A.D.C.Mercedes-Benz (1999), Primeiro de Maio (2000), Clube Atlético do Ypiraga (2001), Círculo Militar (2007), São Caetano Futsal (2008) e São Caetano/Corinthians/Unip que é o clube que ainda atuo.
Formando Goleiros: ao longo de sua carreira você obteve títulos importatíssimos de nível nacional, fale deles, bem como qual para você foi o mais importante.
Erick Tanque - Sim o primeiro foi em 2005 com a Seleção Paulista onde conquistamos o XV Campeonato Brasileiro de Seleções sub-15, no ano de 2009 eu também fui campeão brasileiro de clubes sub-20 com a maravilhosa equipe do São Caetano/Corinthians/Unip e nesse ano de 2010 eu consegui repetir o feito conquistando mais um brasileiro de seleções com a Seleção Paulista. Bom é dificil dizer qual foi o mais marcante, isso porque cada um foi em um determinado tempo da minha vida e todos foram especiais. Mas como tenho que dizer um, pra mim foi o Brasileiro sub-15 porque havia uma cobrança enorme diante de nós, pelo fato da nossa Federação completar 50 anos, por eu ter sido o único atleta de um time sem expressão (Clube Atletico do Ypiranga) causando muitas críticas, por ser em São Paulo com a transmissão ao vivo da ESPN Brasil, o único jogo de categorias menores trasmitido até hoje. Então esses e outros fatos me trouxeram um gostinho especial na vitória de 2005.
Formando Goleiros: neste ano você disputou dois campeonato nacionais, veceu um um e saiu na primeira fase em outro sem sequer perder um jogo. Analise.
Erick Tanque - É esse ano tudo foi mais corrido e um pouco conturbado por causa da Copa do Mundo. E acabou sendo muito em cima da hora os campeonatos que em teoria seriam mais importantes (Brasileiro de Seleçoes e Brasileiro de Clubes). O de Seleções foi muito legal, por dois motivos: o de repetir o feito de ser convocado pela Seleção Paulista Sub-20 e poder retribuir conforme a confiança que nos foi dada, representar o estado de São Paulo não é um atributo muito fácil, porque a qualidade dos atletas, o campeonato, a visibilidade aqui é muito boa, temos excelentes goleiros aqui então fica um cargo de muita responsabilidade. E graças a Deus conseguimos representar bem e marca na história já que faziam 9 anos que São Paulo não trazia o título Sub-20. Já o Brasileiro de clubes foi um desastre na minha opnião, ganhamos o primeiro jogo contra Princesa de Campos e empatamos os outros 3 jogos, assim não conseguimos completar a quantidade de pontos necessários para irmos a semifinal, faltou um pouco de ambição pro nosso time, um pouco mais de desejo por aquele título, acho que assim teríamos conquistado e mais uma vez marca histórica como a equipe Sub 20 em menos de 8 meses que foi mais vezes campeã nacional. Mas serviu como aprendizado.
Formando Goleiros: a título de curiosidade, quais na sua visão são os melhores goleiros do futsal? Por quê?
Erick Tanque - olha admiro muito o goleiro Tiago da Malwee, Franklin da Krona que são goleiros que já ajudaram muito nossa Seleção a conquistar títulos, Erick do Palmeiras goleiro que acompanho desde pequeno e que sei do potencial, DP do Pinda que foi meu parceiro de clube em 2008 e é um extraordinario goleiro, Leandro, Juca, Tatá que são meus companheiros de equipe e que sempre acompanhei também. Mas para mim o melhor é o goleiro Higor do Osaka - Japão. O Higor foi um goleiro que tive o privilégio de trabalhar no São Caetano em 2008, ele me ajudou muito na transição das menores para uma categoria adulta e também ele é o goleiro mais completo que já vi jogar, trabalha com os pés, faz lançamentos precisos, pega muito no gol e como pessoa eu particularmente dispenso comentários.
Formando Goleiros: o que você pensa a respeito dos treinadores e treinamentos específicos para goleiros?
Erick Tanque - Eu fui ter um treinador de goleiro depois que subi para categoria Sub 20, nas menores eu treinei um pequeno período com Carlão (Seleção Brasileira) na Seleção Paulista Sub 15, e com Vagninho no Clube Atlético do Ypiraga, comecei a perceber a importância de uma pessoa com mais conhecimento e vivência te auxiliando a ser o mais perfeito possível, aprendi muito com os dois treinadores, me deram um excelente suporte para que em 2008 eu subisse com uma certa bagagem para o sub-20. Aí comecei a trabalhar com Serginho, um rapaz jovem, porém tem ambição pelo aprendizado e pelo conhecimento isso o tornou pra mim o melhor treinador de São Paulo na atualidade. Acho que o treinador de goleiro no geral é aquela pessoa que não importa o quanto foi o "frango" para os outros, foi indefensável para seus goleiros (risos). E o treinamento especifico é aquele treino que te ajuda a estar pronto em qualquer situação de quadra. É muito importante para a formação de qualquer goleiro que queira o sucesso profissional.
Formando Goleiros: hoje você concorre vaga em mais uma final a do Campeonato Metropolitano Série A1, o que você espera?
Erick Tanque - Fiquei um pouco triste com a lesão novamente na parte posterior da coxa direita, gostaria de estar ajudando meus companheiros a enfrentar a grande equipe da A.A.B.B, mas não será possível. Mas sei do potencial da minha equipe e dos goleiros, tanto o Pedro quanto Caique. Sei que eles irão representar muito bem a parte deles no gol e vão ajudar a equipe a passar para a final, se DEUS quiser. Tenho certeza que independente de quem passar será uma grande final, pois em um campeonato tão dificil como Metropolitano somente as equipes muito qualificadas, com mais trabalho e respeito chegam nessas fases. Espero que possamos fazer dois bons jogos contra a A.A.B.B e que assim eu tenha a oportunidade de na final estar a disposição do treinador Lucas Chioro para ajudar minha equipe a conquistar o Campeonato Metropolitano.
Formando Goleiros: gostaríamos de encerrar a entrevista pedindo para você que analisasse e
dissesse sobre o que está achando de nosso blog.
Erick Tanque - Primeiramente agradecer a todos do meio do futsal pelo carinho e pelas palavras de melhoras que me chegam por e-mail ou no orkut, dizer que graças a Deus e a vocês temos forças para lutar contra qualquer lesão, e que com muita fé em Deus logo estarei de volta. Agradecer mais uma vez a oportunidade que o blog Formando Goleiros me proporciona de mostrar um pouco de quem sou, aos meus familiares e patrocinadores, Alex da "Auto Escola Futura", Eduardo do União e Silvinho. Agradecer a todos os goleiros e dizer "que em um time pode faltar qualquer jogador de linha, só não pode faltar o goleiro". Então trabalhem e se dediquem, que muitos precisam de vocês. Agradecer também ao Pedro e ao Caique que são promessas no futsal, goleiros novos e de muito potencial, Serginho que fora do trabalho tenho como irmão, e é outro que eu dispenso comentários. Parabéns pela iniciativa do blog, ele nos permite estar por dentro de tudo que acontece no futsal.
Você curtiu aí uma exclusiva com um dos melhores goleiros de São Paulo e do Brasil da categoria Sub 20.
Desejamos sorte e sucesso, e agradecemos ao excelente guarda-redes por fazer parte da história deste site.

Um comentário:

  1. Os sábios sabem se colocar em um mesmo nível quando se torna necessário. Trata-se dos que confiam em Deus e a ele conhece ao ponto de refletir esta confiança e este conhecimento mediante sua conduta reta e amorosa para com seus semelhantes, de acordo com os seus princípios.
    Por este motivo, não é difícil reconhecer os vencedores dentre a multidão!
    E vocês são à diferença no que fazem, continue sempre a procura da evolução dos seus atos e atitudes que o destino de vocês será sempre de um Verdadeiro Vencedor!

    Abraços!

    Att.
    Erika Rodrigues

    ResponderExcluir