FALE CONOSCO

EQUIPE FORMANDO GOLEIROS
formandogoleiros@gmail.com

TWITTER:
www.twitter.com/formandogoleiro


terça-feira, 13 de setembro de 2011

BATE BOLA INTERNACIONAL: direto do Japão, o goleiro Higor fala com o exclusividade.

O nosso quadro Bate Bola está de volta, e desta vez o goleiro que irá participar é conhecido internacionalmente.

Com passagens brilhantes por clubes de São Paulo, detentor de técnicas incríveis e um excepcional goleiro, Higor hoje está no Japão defendendo atualmente o Shriker Osaka e com exclusividade fala ao nosso blog.

O goleirão destaca a evolução do futsal japonês, pensa sim em voltar ao Brasil e ainda relata onde foi sua melhor fase da carreira aqui no Brasil. E mais você vai conhecer quais goleiros ele aponto como destaque nacional.

Vale à pena conferir!

Formando Goleiros: primeiro fale um pouco de você, seu nome, onde nasceu, quando e onde começou a jogar, e por fim, por que decidiu ser goleiro.

Higor – meu nome completo é Higor Maciel Pires, nasci em São Paulo. Comecei a jogar com seis anos de idade no Internacional Paulista que disputo por muito tempo a série prata, hoje o clube não existe mais, e decidi ser goleiro por causa do meu pai. Eu acompanhava os jogos dele, ele era goleiro e de tanto vê-lo fui parar no gol.

Formando Goleiros: fala rapidamente sobre seus títulos mais importantes, ou melhor resuma sua carreira.

Higor – seguem meus times e alguns títulos que eu destaco.

Internacional Paulista

Clube Esperia

Esportiva Jundiaiense

Clube São João

Toledo Futsal

Vila Unida Cajamar

São Paulo F. C. (Bicampeão Copa Topper; Campeão Taca Cidade de São Paulo)

São Caetano Futsal

Shriker Osaka (Oceans Cup - Copa da Liga Japonesa; Puma Cup - Taça Japão)
Formando Goleiros: hoje você está no futsal do Japão, o que lhe motivou a sair do Brasil e viajar para o outro lado do mundo?

Higor - Sempre sonhei em jogar fora do país, conhecer outra cultura, costumes, mas sem dúvida que o fator financeiro foi determinante.

Formando Goleiros: você consegue descrever as diferenças entre o futsal brasileiro e o japonês?

Higor - O futsal japonês começou alguns anos atrás, e está evoluindo gradativamente. A técnica dos jogadores brasileiros é mais apurada. Outra diferença é a velocidade do jogo. Aqui o ritmo é muito acelerado, é característica do japonês ser muito veloz.

Formando Goleiros: Você é considerado por muitos aqui de São Paulo e do Brasil como um dos melhores goleiros do estado e nacional, mas foi para o Japão ficando longe da vista de muitos. Pensa em voltar para o Brasil? Se sim pode apontar qual seria sua preferência?

Higor - Estou muito feliz aqui no Japão, encontrei uma liga organizada, a estrutura do clube é muito boa, o reconhecimento e carinho dos fãs são gratificantes. Penso em voltar sim, mas não sei quando. A saudade é grande da família, amigos, mas também dos jogos, do dia a dia dos treinos.

Formando Goleiros: quando esteve no Brasil, qual e onde foi sua melhor fase?

Higor - em 2007, pelo São Caetano Futsal. Neste ano o time foi muito bem nos campeonatos que disputou e revelou ótimos jogadores, como Humberto e Cesinha hoje na Rússia, e Léo, Francis e Deivão hoje no Corinthians.

Formando Goleiros: Sua atual equipe tem treinador de goleiros? O que pensa a respeito de ter ou não treinador de goleiros, e qual importância você dá aos trabalhos específicos?

Higor - Aqui não tem treinador de goleiros, mas espero que o mais breve possível possa ter. No meu ponto de vista acho essencial a presença de um treinador de goleiros. O goleiro tem suas particularidades, é uma posição complexa, o seu treinamento é diferenciado em relação aos outros jogadores. Assim sendo, sua preparação é especifica e ninguém melhor que um treinador de goleiros para saber corrigir e melhorar sua técnica, explorar suas valências físicas entre outras coisas. Todo goleiro sabe o quanto pode evoluir tendo o treinamento especifico com um treinador de goleiros.
Formando Goleiros: como foi sua adaptação ao futsal e ao povo japonês?

Higor - No começo foi um pouco difícil, primeiro pela comunicação, não dava para orientar os jogadores nem mesmo com palavras básicas, mas sem dúvida o ponto mais difícil foi o temperamento. Sou chato nas cobranças, xingo, berro ( risos) e aqui eles não estavam acostumados com isso. Tive que melhorar nesse ponto e ser mais ponderado.

Formando Goleiros: tem acompanhado o futsal Brasileiro? Se sim quais goleiros você pode apontar como destaques nacionais?

Higor - Tenho sim, sempre que possível assisto os jogos da Liga Nacional e do Paulistão. O Tiago é indiscutível e chega a ser quase unanimidade, é o melhor do mundo. Outro que tenho gostado muito é do Leo Oliveira, do Copagril.

Formando Goleiros: bem Higor, como de costume essa última pergunta não é uma questão e sim um espaço para que você possa falar algo que deixamos passar, bem como dizer o que está achando do nosso blog.

Higor - Eu queria agradecer pela lembrança e fiquei muito feliz pelo convite para participar deste Bate Bola. Estando do outro lado do mundo ficamos esquecidos e por isso agradeço ao pessoal do Formando Goleiros pela lembrança. O site é uma excelente ferramenta para quem busca informações sobre goleiros. Atualizado constantemente, sempre com informações pertinentes sobre resultados e sobre os goleiros. Um abraço aos amigos goleiros, muito obrigado e ate a próxima!

Está aí pessoal, goleiro e goleiras, amantes do salonismo nacional e mundial. Você conheceu um pouco mais sobre o goleiro Higor, que sem dúvida nenhuma é um dos melhores goleiros brasileiros e que a equipe do Formando Goleiros teve o prazer de trabalhar juntos.

O nosso muito obrigado e até o próximo Bate Bola! 

Um comentário:

  1. Além de excelente goleiro, uma grande pessoa !!! Com o pai que teve, sempre tivemos a certeza que seria um sucesso !!! Parabéns mano, muitas felicidades e torcemos muito por vc. Ah, e lembrar da Inter só nos faz ter mais orgulho, nunca esqueça as origens. Abraços.

    ResponderExcluir