FALE CONOSCO

EQUIPE FORMANDO GOLEIROS
formandogoleiros@gmail.com

TWITTER:
www.twitter.com/formandogoleiro


segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

ARTIGO: A importância do aquecimento específico do goleiro antes dos jogos de Futsal.

Quem assiste e presta atenção nos jogos de futsal, já deve ter observado que o goleiro tem seu aquecimento direcionado e separado, em algumas vezes por próprios companheiros da posição, e quando privilegiados trabalham com um especialista da área.
Para os torcedores e observadores parece e pode ser simplesmente chutes em direção ao gol, mas trata-se de detalhes que podem influenciar totalmente no resultado final de um jogo e de um campeonato, o aquecimento.
Trata-se de preparar o organismo do atleta/goleiro para a prática, ajustando sua capacidade perceptiva para as ações motoras desenvolvidas no jogo, e o equilíbrio visual com o espaço, preparando articulações, musculatura e o sistema cardiorrespiratório, é fundamental para a prevenção de lesões musculares, articulares, circulatórias e outros riscos que a atividade física pode trazer.
Para goleiros tal preparação ganha grande importância, pois os tipos de exigências físicas que esta posição impõe são de grande complexidade.
Os sistemas musculoesquelético, neurológico, circulatório e psicológico do atleta são exigidos desde os movimentos iniciais até a parte final. As características próprias da posição exigem uma preparação especializada para sua prática.
Através do aquecimento ocorre um aumento da temperatura corporal, resultando em diversos benefícios para o atleta/goleiro.
Aumento de fluxo sanguíneo nos músculos;
Melhor distribuição de oxigênio para os músculos;
Elevação de velocidade de transmissão do impulso nervoso;
Diminuição no tempo de relaxamento muscular, após a contração;
Maior recrutamento de unidades motoras nas fibras musculares;
Aumento de velocidade e força da contração muscular;
Aumento dos índices de lubrificação nas articulações, ganhando amplitude nos movimentos.
A temperatura ambiente é fundamental para a determinação do tempo de aquecimento.
Pela manhã, ou à noite, o desenvolvimento do aquecimento deve ser mais longo do que no decorrer do dia, pois nesses horários a temperatura ambiente geralmente se encontra mais baixa, fazendo com que a temperatura corporal demore a subir.
O Aquecimento deve ser dividido em três partes: Básica, Especifica e Manutenção.
BÁSICA: Na primeira parte do aquecimento, o objetivo é aumentar a temperatura corporal, fazendo com que a musculatura fique mais elástica e as articulações ganhe maior amplitude, melhorando assim o sistema motor do atleta, ganhando os níveis de mobilidades necessários para a prática esportiva. Com o aumento da temperatura o metabolismo também sobe, tal situação faz com que as reações químicas do organismo sejam facilitadas e assim exista um aumento considerável nos níveis de oxigenação no sangue, nutrindo a musculatura e o cérebro do individuo, ou seja, o atleta terá uma lucidez maior nos seus movimentos neuromusculares, é imprescindível em caso de alongamento, indica-se o alongamento dinâmico.
ESPECÍFICA: Na segunda parte da atividade, trabalhos mais específicos são inseridos, antes da especificidade com a bola. Movimentos de alongamento e relaxamento são inseridos para o alinhamento das fibras musculares, pois como a temperatura corporal já está mais elevada, e as fibras mais elásticas, este alinhamento será facilitado.
Tratando da especificidade técnica, procura-se reproduzir gestos técnicos que tem grande possibilidade de ocorrer durante o jogo;
Exemplo: empunhadura, saltitos frontais, saltos laterais, defesas com os membros inferiores, guardas, cruz, cruz aberta, passes, lançamentos longos, reposição, um contra um, bolas de segundo pau, todos os movimentos inseridos de uma forma realista, de forma que pareça a realidade do jogo.
MANUTENÇÃO: Contando agora com a ajuda da equipe, realizando finalizações coordenadas pelo preparador físico, o goleiro deve realizar movimentos curtos para que não ocorra um desgaste demasiado, mantendo o aquecimento, desenvolvendo defesas, se preparando para a parte principal, o jogo.
Segundo Fernandes, M. In: www.universidadedofutebol.com.br/aplicação e estudos técnicos; alguns professores/treinadores não adotam a nomenclatura aquecimento, chamam de primeira parte do treinamento, pois no aquecimento já se insere trabalhos visando o aprimoramento físico, técnico do atleta.
Segundo, Fernandes, M; exercícios de agilidade, velocidade, coordenação, lateralidade, resistência muscular localizada, são alguns exemplos de capacidades psicofísicas que pode ser desenvolvidas neste momento.
Por Professor Adriel Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário